Para termos uma melhor noção da importância da Páscoa, e baseado em algumas pesquisas, resolvi escrever sobre esse evento um dos mais importantes do calendário Cristão de todos os tempos.
A Páscoa ou a FESTA CRISTÃ DA PASSAGEM como era chamada entre os povos europeus, há muitos anos atrás, tinha esse nome uma vez que as festividades aconteciam na passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março do calendário europeu.
Entre os povos europeus a milhares de anos atrás, o fim do inverno era de importância vital para
as pessoas uma vez que tinha tudo a ver com as chances de sobrevivência, face ao rigoroso inverno que castigava aquele Continente, o que dificultava inclusive a produção de alimentos.
Os cristãos comemoram a Páscoa a partir do Domingo de Ramos que marca a chegada de Jesus em Jerusalém.
Essa semana, após o Domingo de Ramos é denominada SEMANA SANTA e termina no DOMINGO DE PÁSCOA, com a VIGÍLIA PASCAL, quando reverenciamos o Cristo que
após morrer crucificado sua alma retorna ao corpo inerte, resuscitando-o.
O povo Hebreu, na antiquidade, considerava a Páscoa(PESEACH) como a passagem da escravidão para a liberdade, do pecado para a graça, do egoísmo para a fraternidade, da morte para a vida, deste mundo para o Pai eterno.
Para entendermos o verdadeiro significado da Páscoa, basta voltarmos nossos olhos para a Idade Média e verificarmos que os povos dessa época veneravam a Deusa da PRIMAVERA, OSTERA
cujo simbolismo remete-nos a a lembrança dessa musa que segura um ovo em sua mão e observa o coelho símbolo da fertilidade e da chegada de uma nova vida , onde os pássaros cantam, as árvores
brotam, surge o sol e o verdejante das matas.
O evento para os judeus, representa o ÊXODO/SINAI, que é a libertação do Egito, a caminhada pelo deserto e a aliança no Monte Sinai onde Moisés recebeu os dez mandamentos. Desta forma esse acontecimento da história acaba por se tornar um evento de fé.
Assim a passagem do mar vermelho foi lembrada como Páscoa. Para os judeus o cordeiro é o simbolo da Páscoa do Antigo Testamento, quando era celebrada com os pães sem fermento(MATZÁ) e com o sacrifício do cordeiro, como lembrança do que Deus fez pelo seu povo
a libertação da escravidão do Egito.
No novo testamento, Cristo passa a ser o Cordeiro de Deus, crucificado
para salvar a humanidade , representando a Aliança de Deus com Seu
Filho, para todos os povos da terra.
O OVO DE PÁSCOA, é o simbolo da existência da vida, o nascimento.
O COELHINHO DA PÁSCOA, animal que tem a capacidade de gerar grandes ninhadas e assim, para os Cristãos ,simboliza a capacidade da Igreja de conseguir novos adeptos constantemente!
A CRUZ, simboliza o sofrimento e ressurreição.
O CORDEIRO, simboliza Jesus Cristo, que é o Cordeiro de Deus cujo sacrifício beneficiou todo o seu rebanho.
O PÃO E O VINHO, porque Jesus escolheu o pão e o vinho para representar o seu corpo e sangue, oferecendo-os aos seus discípulos para celebrar a vida eterna.
O CÍRIO, a grande vela que se acende na Aleluia, e representa Cristo como a Luz dos Povos. ALFA E ÔMEGA(letras do alfabeto grego), são gravadas na vela e significam “DEUS É O PRINCÍPIO E O FIM DE TUDO”.
Terminando, e...... - convicto de que a mensagem acima tentará ilustrar o leitor para essa realidade cristã , pois a data tão significativa: não representa apenas mais um ou dois dias de feriado mas,
relaciona-se: COM A ESPERANÇA DE UMA NOVA VIDA.
BOA PÁSCOA PARA TODOS!
HAMILCAR MARQUES - 17/04/2011.
SITES PESQUISADOS.
- Google – CULTURA BRASILEIRA
- Google – Arte e Educação
- Sua Pesquisa - História da Páscoa
Oi Meu amigo querido...FELIZ PÁSCOA para vc e toda sua família também. Li no seu blog sobre a páscoa, então é tempo de nascimento, renascimento, uma vida nova!
ResponderExcluirBjs.
Mensagem postada no mural de Roberta Rodrigues.