terça-feira, 21 de agosto de 2012

MEUS AMIGOS (Uma homenagem).








Tantas vezes ao longo da vida nos sentimos pr’a baixo, num mundo vazio triste e confuso. Sentimo-nos solitários, sem rumo. São horas difíceis de se encarar. Entretanto nessas horas se você conversa com um amigo, ou somente pensa nele, sabe que tem alguém que faz você acreditar que algo bom no mundo existe!

São esses seres que impulsionam a nossa vida trazendo felicidade e uma palavra de fé e esperança. Transmitem a você boas energias e acabam por colocá-lo num caminho certo, pois a impressão que temos é que nos seguram pelas mãos e demonstram com carinho que tudo está bem.
Mostram-nos a porta aberta da felicidade que a gente não conseguia enxergar em meio à aflição. Esse alguém fatalmente surge em nossas vidas quando menos esperamos. Mudam até os nossos costumes, nossas opiniões, dissipam nossas dúvidas de uma forma singela, mostrando a razão das coisas serem como são, sem influenciar a nossa personalidade!  São esses os amigos que sonhamos nas noites vazias. São os amigos leais, meros anjos , que mostram a razão de estarem presentes em nossa vida , de encarar as nossas manias e contradições.
É por ter amigos que reuno condições de ser eu mesmo, superando tudo o que mantém minha estrutura, procurando transformar a minha vida, lutando bravamente contra as fraquezas da velhice,  e é nessa empreitada que conto com a solidariedade deles.
Todas as emoções que temos durante a nossa curta vida, não devemos desperdiçá-las, e como exemplo cito aqui aqueles sonhos que você tem com alguém especial e sente vontade de abraçá-lo ternamente!
São os amigos que nos fazem acreditar que ainda somos respeitados, quando nos sentimos desprezados!
São os amigos, aqueles que simplesmente nos aceitam pelo que somos e não pelo que temos.Compartilha das nossas tristezas e decepções, sempre com uma palavra de conforto.
Assim, nada como reconhecer com gratidão  os meus amigos sinceros, aqueles em que posso confiar, neste dia 20/07/2012, DIA DO AMIGO.
Portanto, a esses amigos um grande abraço a todos. Os que não posso ver nem tocar chamados virtuais, invisíveis , e também  àqueles da vida real.
Obrigado amigos por compartilhar, às vezes ,da minha tristeza , do meu sorriso, por repreender-me quando estou errado.
Obrigado por lerem e comentarem meus textos e outras postagens que me orgulho de publicar!
Não esquecerei jamais o quanto um amigo  fez por mim , de modo desinteressado, ajudando-me na criação do meu blog que tanta alegria vem me proporcionando.
Obrigado por tudo, pela amizade que vocês  me devotam, pelos meus defeitos que vocês não notam, pelos meus valores que vocês realçam , pela paz que me transmitem, pela pureza dos seus sentimentos, enfim por todos os momentos que tenho vivido nesta rede social!


HAMILCAR MARQUES  - 20/07/2012.

IDADE APARENTE VERSUS IDADE REAL



Hoje em dia, difícil é descobrir a idade de alguém somente pela aparência.

No caso das mulheres, principalmente as celebridades, a maquiagem se encarrega na maioria das vezes, de realizar os sonhos da juventude. Mas há momentos também que vemos pessoas famosas, cheias de cremes e outros produtos agindo na pele, e até submetidas a cirurgias plásticas, dando aquela concepção de rejuvenescimento passageiro.

Mas, buscar a juventude, não se resume somente nisso!

Lógico que a maquiagem e os demais artifícios têm o seu papel preponderante!

Entretanto, buscar a juventude num corpo que já está em fase de transformação para a idade madura, ou envelhecendo, coisa que começa a ocorrer logo após nascermos, representa um problema muito mais complexo.

Na minha maneira de pensar, pois não sou nenhum expert no assunto,  a idade que aparentamos tem uma enorme influência na vaidade do homem. O ser humano que aparenta 40 anos, por exemplo, mas sua idade real é 50 anos, em geral, age de forma voluntariosa na medida da idade aparente e o interessante disso tudo, é que vive feliz por sentir-se com grande vitalidade e força para enfrentar os percalços da vida.

Abordando esse assunto lembrei-me de um fato que se passou com minha mãe há alguns anos que não poderia deixar de mencionar!  Minha mãe sempre foi uma mulher muito vaidosa, e detestava contar a sua idade real.

Todas às vezes que encontrava uma pessoa, com o objetivo de testar sua idade aparente,  perguntava quantos anos essa pessoa atribuía a ela. De um modo geral, não sei se por gentileza ou por outra razão, minha mãe era sempre taxada de bem mais moça do que sua idade real! No entanto, num domingo que havíamos combinado de almoçar em família, ela, ao encontrar um manobrista já conhecido no estacionamento, perguntou-lhe sobre sua idade! Ele, bastante simplório,  respondeu: “eu acho que a senhora deve ter por volta de uns 89 anos”!  Minha mãe que havia há pouco tempo completado 78  ficou extremamente irritada e classificou a resposta do manobrista de mal educada e infeliz, e naquele restaurante ela nunca mais quis nos acompanhar!

É por essas e outras histórias que, num passado remoto, sonhava-se com o soro da juventude para solucionar todos os problemas da velhice! Muitos incautos acabaram tomando o famoso elixir da juventude, na esperança de ganhar alguns anos de vida e tornar-se mais jovem, houve até quem se atreveu em aventuras dantescas pelo mundo procurando fórmulas mágicas! A idade escravizava o homem, a sua pele ia ficando encarquilhada e como a medicina não estava tão avançada,  o ser humano vivia muito menos. Até o século passado para se ter uma ideia, o homem vivia em média 65 anos!

Mas tudo foi em vão! A velhice é um mal inexorável que atinge todos os seres viventes sem distinção de credo ou classe social. Todos sofrerão os efeitos da velhice de maneira irremediável!

Entretanto, ainda há uma solução para os problemas do rejuvenescimento!  O USO DA RAZÃO E DA ILUSÃO!

Como é de se acreditar, somente o corpo envelhece, mas a alma sempre conservará o seu  esplendor até os momentos finais da nossa vida.

Assim, caberá a nós refletir nesse sentido se quisermos viver a felicidade de nos sentirmos mais jovens, com vigor e apego obstinado para enfrentar o cotidiano, ignorando o envelhecimento do corpo.

Tenho certeza que isso não é tão simples assim, mas o contrário seria muito pior, e na realidade não queremos o pior. Então, mãos a obra, vamos nos tornar amigos do espelho dizendo: Espelho, espelho meu existe  alguém no mundo mais aparentemente jovem do que eu ?.

A resposta do espelho será uma incógnita que é melhor não ficarmos sabendo, pois segundo Confúcio, o coração do sábio, tal como o espelho, deve a tudo refletir, sem todavia  macular-se.  Assim, coloquei-me atrás do espelho considerando que os olhos são o espelho da alma!

HAMILCAR MARQUES  – 18/08/2012

 

 



terça-feira, 14 de agosto de 2012

MINHA AMIGA ESCREVEU UM LIVRO DE CONTOS.






Agora ela faz parte de uma casta de autores, que como  ela um dia se iniciaram na escrita. Hoje ela é mais uma estrela brilhando no firmamento dos escritores!
Um dia, tenho certeza, ela também terá seu nome no hall da fama, no topo da lista dos livros mais vendidos os famosos “Best Sellers”.
Certamente ela enfrentará uma concorrência ferrenha, impiedosa mesmo, mas a doçura dos seus escritos superará todos esses obstáculos e num futuro próximo ela não dará conta da procura diária, das tardes de autógrafos que eu pretendo estar presente.
Ela é a Bia Fernandes , 39 anos, virtuosa em todos os sentidos, pois é musicista, regente, professora de música, e agora escritora, lançando seu primeiro livro Contos e Encantos do Cotidiano, que acontecerá no dia 25/08/2012 às 15:30 horas na Livraria Martins Fontes – Loja de Artes, na  Avenida Paulista, 509 próximo à Estação Brigadeiro do Metrô.
Segundo eu soube, já está no forno outro livro, mas ela não revela o nome e nem uma pontinha do conteúdo, mas está seriamente empenhada em lançar essa obra num futuro próximo.
Incansável na sua nova caminhada pelas trilhas da literatura, enquanto alguns gastam seu precioso tempo somente sonhando, ela gasta escrevendo pois tem grande prazer em fazê-lo, e a escrita sempre traz a renovação de um prazer e uma nova conquista.
O simples fato de escrever um livro, ainda não é o sucesso completo, pois nada  o garante a não ser o estímulo e a dedicação. A garantia do sucesso está na mãos dos leitores amantes da literatura. Mas para obter êxito na sua empreitada é preciso perseverança para vencer os obstáculos ao iniciar uma jornada como escritora, sempre almejando o sucesso, procurando  dominar as palavras, e, consciente de que a palavra é um dom que Deus nos proporcionou e que temos obrigação de lapidá-la até chegar ao ápice da carreira!
Portando, só me resta cumprimentá-la mais uma vez, desejando-lhe todo o sucesso do mundo nessa árdua caminhada, pedindo a Deus que a acompanhe, proteja  e ilumine na busca dessa missão.
HAMILCAR MARQUES – 14/08/2012.










sábado, 11 de agosto de 2012

MEU PAI



Você não mais está entre nós, mas mesmo assim quero dizer o quanto ainda o amo!
Eu o amo, por tudo, por você ter sido um pai diferenciado, especial e que deu sustentação à vida da nossa família, sempre honrando-a e respeitando-a.
De onde você estiver saiba meu pai, que você sempre continuará  sendo muito importante para mim.
Hoje no meu entender, você assemelha-se à luz que necessito para orientar a minha caminhada pela vida.
Um grande beijo meu amigo, você foi meu conselheiro das horas certas e incertas, meu protetor e alicerce das minhas realizações no passado.
Obrigado por tudo meu pai. Sinto sua presença ao meu lado todos os dias e isso me da força e coragem para enfrentar de peito aberto os reveses que surgem no meu caminho.
Meus sinceros parabéns por este merecido dia dos pais!
HAMILCAR MARQUES – 12/08/2012