terça-feira, 21 de agosto de 2012

IDADE APARENTE VERSUS IDADE REAL



Hoje em dia, difícil é descobrir a idade de alguém somente pela aparência.

No caso das mulheres, principalmente as celebridades, a maquiagem se encarrega na maioria das vezes, de realizar os sonhos da juventude. Mas há momentos também que vemos pessoas famosas, cheias de cremes e outros produtos agindo na pele, e até submetidas a cirurgias plásticas, dando aquela concepção de rejuvenescimento passageiro.

Mas, buscar a juventude, não se resume somente nisso!

Lógico que a maquiagem e os demais artifícios têm o seu papel preponderante!

Entretanto, buscar a juventude num corpo que já está em fase de transformação para a idade madura, ou envelhecendo, coisa que começa a ocorrer logo após nascermos, representa um problema muito mais complexo.

Na minha maneira de pensar, pois não sou nenhum expert no assunto,  a idade que aparentamos tem uma enorme influência na vaidade do homem. O ser humano que aparenta 40 anos, por exemplo, mas sua idade real é 50 anos, em geral, age de forma voluntariosa na medida da idade aparente e o interessante disso tudo, é que vive feliz por sentir-se com grande vitalidade e força para enfrentar os percalços da vida.

Abordando esse assunto lembrei-me de um fato que se passou com minha mãe há alguns anos que não poderia deixar de mencionar!  Minha mãe sempre foi uma mulher muito vaidosa, e detestava contar a sua idade real.

Todas às vezes que encontrava uma pessoa, com o objetivo de testar sua idade aparente,  perguntava quantos anos essa pessoa atribuía a ela. De um modo geral, não sei se por gentileza ou por outra razão, minha mãe era sempre taxada de bem mais moça do que sua idade real! No entanto, num domingo que havíamos combinado de almoçar em família, ela, ao encontrar um manobrista já conhecido no estacionamento, perguntou-lhe sobre sua idade! Ele, bastante simplório,  respondeu: “eu acho que a senhora deve ter por volta de uns 89 anos”!  Minha mãe que havia há pouco tempo completado 78  ficou extremamente irritada e classificou a resposta do manobrista de mal educada e infeliz, e naquele restaurante ela nunca mais quis nos acompanhar!

É por essas e outras histórias que, num passado remoto, sonhava-se com o soro da juventude para solucionar todos os problemas da velhice! Muitos incautos acabaram tomando o famoso elixir da juventude, na esperança de ganhar alguns anos de vida e tornar-se mais jovem, houve até quem se atreveu em aventuras dantescas pelo mundo procurando fórmulas mágicas! A idade escravizava o homem, a sua pele ia ficando encarquilhada e como a medicina não estava tão avançada,  o ser humano vivia muito menos. Até o século passado para se ter uma ideia, o homem vivia em média 65 anos!

Mas tudo foi em vão! A velhice é um mal inexorável que atinge todos os seres viventes sem distinção de credo ou classe social. Todos sofrerão os efeitos da velhice de maneira irremediável!

Entretanto, ainda há uma solução para os problemas do rejuvenescimento!  O USO DA RAZÃO E DA ILUSÃO!

Como é de se acreditar, somente o corpo envelhece, mas a alma sempre conservará o seu  esplendor até os momentos finais da nossa vida.

Assim, caberá a nós refletir nesse sentido se quisermos viver a felicidade de nos sentirmos mais jovens, com vigor e apego obstinado para enfrentar o cotidiano, ignorando o envelhecimento do corpo.

Tenho certeza que isso não é tão simples assim, mas o contrário seria muito pior, e na realidade não queremos o pior. Então, mãos a obra, vamos nos tornar amigos do espelho dizendo: Espelho, espelho meu existe  alguém no mundo mais aparentemente jovem do que eu ?.

A resposta do espelho será uma incógnita que é melhor não ficarmos sabendo, pois segundo Confúcio, o coração do sábio, tal como o espelho, deve a tudo refletir, sem todavia  macular-se.  Assim, coloquei-me atrás do espelho considerando que os olhos são o espelho da alma!

HAMILCAR MARQUES  – 18/08/2012

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário