quinta-feira, 27 de setembro de 2012



O COCHILO NO SOFÁ DA SALA.





Como é inebriante, saudável,  dá até sono de pensar principalmente com esse friozinho de primavera lá fora.
Quando eu era adolescente, eu já cochilava no sofá, principalmente quando estava vendo tv, ou lendo um livro. Meu pai ficava prestando atenção ao meu cochilo para poder me pegar no flagra, e muitas vezes ele teve sucesso na sua empreitada.
Quando isso acontecia,  geralmente nos finais de semana, meu pai me repreendia e dizia sem mais delongas: - Hamilcar, vai dormir na cama, sofá não é lugar de cochilo.
Meu pai, me repreendia pelo cochilo, mas ele fatalmente cochilava também, principalmente à noite após o jantar na sua confortável poltrona do papai! E ai, eu repetia suas palavras: - Pai, vai dormir na cama, você além de perder o seu precioso sono noturno,  está roncando!
Ele não dando o braço a torcer, dizia: eeeeeuuuuu, dormindo?  Você não está batendo bem!
E eu, respeitosamente, aceitava a desculpa sem contestações.
Já ouvi falar que um cochilo, após o almoço, principalmente para o pessoal da terceira idade é muito salutar e reconfortante, restaurador das forças, e dizem até que cura as mazelas da alma! Será? Posso não acreditar, mas pelo sim ou pelo não, todos os dias quando tenho uma oportunidade dou a minha cochiladinha no sofá, por alguns minutos, após o almoço! E acreditem, eu até já sonhei  no sofá, e sonhei coisas importantes que me deram solução para problemas que eu não estava conseguindo resolver  acordado!
É uma delícia, e...vicia , acreditem! O sofá é uma tentação.
Na América do Norte e Europa, o cochilo...principalmente aquele feito após o almoço é muito comum, e virou moda, principalmente entre os executivos de grandes  bancos  que instalaram cabines para seus empregados dormirem alguns minutos e relaxarem, para depois enfrentar o restante do dia de trabalho.
Hoje, no Brasil, precisamente em São Paulo na famosa Rua Augusta, contamos com um local chamado de Espaço Cochilo, onde o cidadão que se propõe a cochilar conta com uma estrutura que nada deve à Europa e América do Norte. Lá , por um preço módico, podemos cochilar em grande estilo em camas confortáveis em forma de um S, iluminação com regulador de intensidade, fones de ouvido para ouvir uma música clássica bem suave.
As cabines são controladas pela administração do local, no sentido de oferecer serviço para, inclusive acordar o cidadão após alguns minutos de sono. Muitos executivos brasileiros já adotam essa prática, principalmente após o almoço, e combatem o stress relaxando nas confortáveis cabines de 15 a 60 minutos, quase que diariamente!
Na minha maneira de pensar, posso até dizer  que o meu cochilo é um bom investimento, no menor tempo possível e com um retorno que representa saúde e bem estar. Segundo alguns médicos, tirar alguns minutos de sono diariamente, faz muito bem a saúde pois recarrega as baterias para enfrentarmos o restante do dia. Além disso, mantém o nosso estado de alerta, nossa força física, de aprendizado e performance pois melhora a memória e limpa o nosso cérebro de informações inúteis, o que vem a contribuir para a maior produtividade do corpo.
Portanto, amigos vamos cochilar. Tirar proveito dessa prática de nossos pais e avós que pela experiência de vida já sabiam o quanto isso era bom!
HAMILCAR MARQUES – 27/09/2012.

Um comentário:

  1. Nada como um bom cochilo.
    Eu tenho que confessar que sou adepta dele após o almoço.
    É revigorante mesmo!!!!!

    ResponderExcluir