domingo, 3 de março de 2013

ÉPOCA DE BORRASCAS.





O nome BORRASCA,  pode parecer estranho e o seu significado está condicionado às circunstâncias do momento!

No entanto lembrei-me dessa palavra, outro dia, vendo a televisão noticiar as enchentes e chuvas torrenciais em São Paulo.
No passado, usava-se esse termo para evidenciar tempestades fortes e passageiras na estação do verão! Dai recordei Tom Jobim compondo  “Águas de Março”, a maravilhosa melodia e a lindeza da letra! “É a chuva chovendo, é conversa ribeira, das águas de março, é o fim da canseira”.
Na realidade tudo que escrevo hoje tem o objetivo de  obter inspiração, coisa que não tenho tido ultimamente principalmente para escrever!
Essa é uma das razões de ter escolhido este título para o texto. Época de borrascas, sugere a meu ver época de mudanças, época dos contrastes, momento de acontecimentos inesperados e preocupantes.
Não encontro palavras para expressar esse algo mais que sufoca minha mente.   Procuro um elo para o meu estado de ânimo, se é que posso chamar isso de ânimo!
Enquanto vou compartilhando com vocês, vou desopilando meu fígado das agruras da vida o que significa procurar amigos para afastar meu espírito dos problemas do cotidiano.
Preciso de alguns minutos de atenção para esta minha postagem, pois fatos inusitados estão ocorrendo, e estou falando com extrema lucidez.
Precisamos nos conscientizar dos sinais que todos os dias estamos  recebendo!
O Papa renunciou. Isso não é um fato normal! Pode representar um recado de Deus  à Igreja, um verdadeiro puxão de orelhas.
Uma boate pega fogo e morrem centenas de jovens, centenas ficam  feridos, sendo que alguns continuam em estado grave! Não seria um alerta para a juventude e para os pais?
Todos os dias temos fatos novos, pessoas condenadas  e julgadas pela justiça que continuam em liberdade! Cidades sendo ameaçadas pela força das armas dos bandidos que já não mais se inibem com a segurança pública!
Vidas ceifadas nos estádios de futebol por pessoas irresponsáveis e inconsequentes!
Um meteorito invade o nosso planeta, seus destroços atingem a RUSSIA com uma espetacular explosão ao entrar na atmosfera terrestre com um impacto equivalente a diversas bombas atómicas causando estragos materiais, e ferimentos em mais de um milhão de vítimas. Caso essa explosão tivesse ocorrido no solo, fatalmente parte considerável do território Russo estaria hoje devastado. É importante lembrar que explosões de magnitude menor, no passado, destruíram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, com efeitos colaterais da radiação que até hoje assustam o povo japonês.
A Europa naufragando economicamente! Enfim o mundo todo recebendo um alerta de perigo iminente!
Sinceramente estou precisando de mais um abraço apertado de todos vocês, quero me sentir enlaçado para que eu possa renovar a minha esperança no amanhã, acordar e escrever, escrever para me conformar que os acontecidos são a infeliz realidade do momento em que vivemos!
Tudo isso que acontece comigo e que dá margem a esta minha manifestação, é uma forma de exprimir meus pensamentos de forma involuntária, sem premeditação.
Assim fico meditando! Serão apenas borrascas nesta nossa vida passageira?
Serão sonhos dantescos?
Será,  que nossa trajetória nesta vida está parando num ”PIT STOP” para calibrarmos os nossos atos?
Todos nós temos a ver com esse nosso comportamento, pois  acho tudo muito louco, sem sentido, as pessoas não levam nada mais a sério, ninguém assume seus atos, o mundo está virando uma mixórdia, uma mistura desordenada de acontecimentos, não existem mais valores morais e a presença da morte  tornou-se um caso banal!
Sinto que estamos brincando com fogo e isto não é bom nem pra nós, nem para a humanidade como um todo! Deus nos ajude!
HAMILCAR MARQUES – 03/03/2013.







Nenhum comentário:

Postar um comentário