sábado, 9 de novembro de 2013

AS REDES SOCIAIS E A TERCEIRA IDADE.



Hoje as coisas estão mudando para todos, inclusive para a denominada Terceira Idade, onde me incluo! Uma verdadeira revolução virtual!

CURTIR, COMENTAR, COMPARTILHAR, são  as palavras da moda!
Todos conectados à internet nas redes sociais.  Lá tudo se sabe, os amigos se cumprimentam, se despedem, se solidarizam. É uma verdadeira festa virtual como jamais vista.

A vida mudou para todos! Jovens, maduros e idosos se apoiam frente a um monitor na ânsia de fazer novos amigos, que embora virtuais, passam a fazer parte integrante deste novo  mundo que continua agitado e repleto de fantasias.

Nosso dia a dia, repentinamente, se modificou. Todo o mundo está conectado na frente da telinha, seja ela do monitor ou do telefone celular, conversando animadamente com objetivos, os mais diversos.

As postagens se multiplicam numa progressão geométrica, lições de moral, auto ajuda, dicas para  escrever o português corretamente, textos simples, outros rebuscados, poesias, textos bíblicos e de célebres escritores são divulgados e promovidos com sabor virtual.

Receitas de bolos, comidas em geral e outros quitutes deliciosos com fotos que deixam a gente com água na boca, surgem na telinha aguçando a nossa vontade e maravilhando os nossos olhos.

Onde está o papai, a mamãe, os filhinhos, a vovó, o vovô e até os bisavós, todos no computador, se entretendo, se comunicando, interagindo, jogando, trocando ideias, discutindo política, economia, temas de novelas, livros, assuntos outros que acabam surgindo do nada e encantam quem  assiste. Estimulam o ego e trazem  também um bocado de cultura por que não!

A população de idosos cresce consideravelmente, e essa realidade não está sendo encarada com seriedade pelos governantes. Uma boa qualidade de vida às pessoas  da terceira idade não só trará benefícios aos idosos, como também ao governo que , em tese, aplicará menos em gastos com a saúde pública.

Além disso, é após a aposentadoria, ou quando completa 60 anos que o idoso passa a necessitar de um conforto espiritual e uma melhor qualidade de vida para evitar a depressão, e outras doenças que assolam a população nessa idade.
É dessa forma que as redes sociais vem  auxiliando, no meu entender, essa interação entre as pessoas nessas condições de vida.  É, pois nessa fase da vida que mais necessitamos de companhia, de amigos, de referências, de objetivos, de prestígio, de motivação e respeito.
E é nas redes sociais que esses idosos conseguem se colocar num mundo diferente que vibra com ele, comenta postagens, curte , compartilha, promove seus ideais!

Sabemos, por exemplo, que a velhice não obrigatoriamente significa a perda do “STATUS QUO”! Mas, nas redes sociais o idoso tem potencial para interagir, considerando-se, principalmente sua experiência de vida. Desta maneira, sente-se  realizado  quando atua e se integra socialmente o que trará enormes benefícios a ele e aos seus familiares que cada vez terão menor  ônus com tratamentos de doenças degenerativas como o ALZHEIMER , a DOENÇA DE PARKINSON e a DEPRESSÃO.

Tenho lido que já existem estudos no sentido de que é notório o envelhecimento com saúde e vigor, quando se tem um contato social constante. Nessa interação social, o idoso pode demonstrar seus dotes artísticos, tais como culinária, artesanato, pintura, desenhos, escultura, literatura e uma infindável coleção de artes.  E, tudo isso é motivação, é relação social com amigos e colegas ou ex-colegas de trabalho, com familiares, o que traz imensa satisfação e bem–estar ao idoso.

Não sei ao certo, mas se o objetivo das redes sociais, por  princípio, foi propiciar aos seus integrantes um apoio e a manifestação de habilidades, estou certo que elas atingiram as suas metas. Só espero, sinceramente, que esses objetivos sejam, daqui para frente, aperfeiçoados cada vez mais, a fim de trazer para sempre os benefícios que o povo merece!


HAMILCAR MARQUES – 10/11/2013.

6 comentários:

  1. CARLA REGINA CALEFFI comentou no mural: Adorei o texto!!! Parabéns sr Hamilcar Marques!!!

    ResponderExcluir
  2. FLAVIA BOGUS BORRIELO comentou no mural:Excelente reflexão, muito bem redigida!
    há 16 horas via celular · Curtir

    ResponderExcluir
  3. ALICE SAFFI comentou no mural:Adorei Hamilcar valeu a pena Parabens!!!
    há 15 horas via celular · Curtir

    ResponderExcluir
  4. SONIA OLIVEIRA AZEREDO: Visitei seu blog Gostei muito do texto...aparentemente simples porem profundo e verdadeiro. Uma boa noite e bom domingo

    ResponderExcluir
  5. JURANDIR CHAVES DE OLIVEIRA:Caro Hamilcar,

    Parabenizo pela iniciativa do Blog e pelo texto inaugural, bem redigido e de uma clareza e profundidade irretocáveis. Concordo que faltam políticas públicas para a Terceira Idade, apesar de o Estatuto do Idoso ter completado uma década (Lei n. 10.741 de 01/10/2003).
    O Facebook é uma ferramenta perfeita para integrar as diferentes gerações, permitindo o contato virtual e a partir daí mobilizações presenciais das mais diversas, seja para protestar ou para confraternizar. Uma rede social é tudo o que precisamos estruturar para colocar a experiência e a criatividade do idoso para tornar realidade o ócio criativo (conforme o sociólogo italiano Domenico De Masi), para expandir o turismo criativo, a economia criativa...
    Vamos em frente que a luta está só começando!!!
    Abraço
    Jurandir

    ResponderExcluir
  6. JOSÉ LUIZ VISCONTI: comentou no mural: Parabéns pela iniciativa!!!
    há 2 horas · Curtir

    ResponderExcluir