domingo, 10 de junho de 2012

O BOM OUVINTE





Ouvir é privilégio de poucos!
 As pessoas almejam alguém que lhes dê atenção, que seja um bom ouvinte que ouça as palavras com calma e alegria, silenciosamente e refletindo sobre o assunto!
É tão importante! Quando temos necessidade de falar sobre qualquer assunto que está nos reprimindo
gostaríamos que quem nos ouve sentisse certa beleza nas nossas palavras e isso só se torna maravilhoso , quando nasce de uma escuta  silenciosa e reflexiva.
O bom ouvinte tem poder de cativar o seu interlocutor, tem carisma  e sabedoria !
Ser bom ouvinte é uma virtude que poucas pessoas tem, neste mundo imediatista.
Hoje em dia, os grande apresentadores de TV ou do Rádio, cometem erros enormes ao interromper o interlocutor diversas vezes, demonstrando  inclusive, falta de interesse no que ele está dizendo.
Desta maneira, provocam grande mal estar em quem está sendo entrevistado, pois o mesmo ao não concluir o seu raciocínio,  se sente frustrado.
                             No meu modo de pensar, bons ouvintes são raros
                                                    e em geral são bons líderes, 
                                   pois sabem valorizar as pessoas ao seu redor.
Saber ouvir é tão importante que a própria Bíblia(TIAGO 1.19)  cita essa virtude através das seguintes palavras: “Sejam  todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se”.
Outro exemplo de fracassos no ouvir, são as reuniões empresariais!
De um modo geral, essas reuniões não trazem nenhum resultado importante, visto que os assuntos são pouco absorvidos pelos ouvintes
que estão mais preocupados em falar e se sobressair com perguntas e pensamentos enfadonhos,  e de um modo geral até desnecessários.
A percepção de que poucas pessoas se ouvem hoje em dia, talvez
seja pelo fato de serem ansiosas,  ou ainda
por necessidade de se comunicarem por viverem na solidão.
E me pergunto ainda, qual a razão de tanta violência, crimes
hediondos chegando a barbarie nos dias de hoje?
 Será que os
seres humanos se ouvissem mais, se oferecessem espaço
e oportunidade para que os outros expressassem as suas
opiniões, não teriam talvez a chance de chegar a um consenso?
E nos negócios de rotina, será que a pessoa
que ouve não poderia transformar o cliente  numa
pessoa satisfeita, encorajanda-a a dialogar numa
atmosfera racional? 
Fica aqui uma pergunta: Qual será a razão
de termos dois ouvidos e somente uma boca???

HAMILCAR MARQUES – 10/06/2012.



3 comentários:

  1. Mildredes de Lissandre Martins comentou no mural:
    Gostei muito. Ouvir é diferente de escutar. Boa semana p/ todos vcs.10/06/2012

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  2. MECHA NOTARIO comentou no meu mural:
    Excelente trabajo Hamilcar. Todos estamos presos en nuestras propias opiniones y cuando el otro está hablando ya estamos argumentando nuestro propio modo de pensar perdiéndonos la maravillosa oportunidad de enriquecernos con las opiniones de los demas. Por algo en las 10 palabras del desenvolvimiento humano, la primera es: CALLAR (interior y exteriormente) y la segunda es: ESCUCHAR!!! Felicitaciones!!

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  3. RUTE CEZAR PITARELLO comentou no link Aposentados Banespa:
    muito certo ,concordo plenamente.

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