Não sou especial , e nunca tive essa pretensão.Mas hoje, resolvi escrever sobre a velhice, uma vez que ela, definitivamente, está contra mim! Assim, sem dramatizar o assunto, sei que as pessoas nascem, crescem e envelhecem. Entretanto já me convenci que as pessoas nascem e..... a partir daí, se inicia o processo de envelhecimento!
Hoje em dia, a ciência muito evoluiu.Quando meu pai era vivo, há quarenta anos atrás, os avanços da medicina eram parcos, daí então as pessoas não tinham grandes expectativas quanto a longevidade. Hoje, com todas as probabilidades da ciência, já não se concebe o
fato de uma pessoa que encontre pelo caminho suas cruzes, cascalhos e pedras, não consiga superar esses obstáculos amparando-se na ciência médica.
Mas..., as vezes, muito embora o dito seja uma verdade, começamos a acreditar nos milagres sem explicação , principalmente quando a ciência não apresenta grandes alternativas.
Assim, voltando a condição de idoso não podemos dizer que, até o momento, não fomos premiados por Deus e pela ciência com alguns resultados milagrosos que acabaram prolongando as nossas vidas.
No entanto,até alguns anos atrás, muitos tiveram alguns problemas que hoje facilmente esqueceram! Mas, ai que entra a responsabilidade da velhice, pelo fato de outros problemas surgirem em sequência, não dão descanso aos velhos, é a ARTROSE,a ESCOLIOSE, a TROMBOSE , e outras "oses" impossibilitando-os de pelo menos terem o direito às caminhadas matinais, e, o mais dificil disso tudo, é que acabamos encarcerados.
Depois, os exames, inúmeros, dia após dia, os médicos só trabalham assim hoje em dia, e a
grande preocupação ao receber os resultados. Há doenças invadindo seus corpos??????
Esse é o fantasma que temos fugido!!!
E é dessa forma que os dias passam e o idoso se consome, sempre esperando que os Santos possam ouvir às suas preces e assim, ter a esperança de dias melhores.
E como os anos vão passando rapidamente, as chances de ser feliz vão se exaurindo como num passe de mágica. Os velhos contam os dias, as horas, os minutos e até os segundos de suas vidas, e ai se perguntam porquê a velhice só maltrata, porquê como uma recompensa pelos anos vividos de trabalho árduo, não trás mais felicidade do que tristeza???
Mas,................. apesar dos pesares, contamos com a ajuda de Deus, e isto me fez lembrar uma frase de Conceil Corrêa da Silva que diz: "Quem olha só para o passado,tropeça no presente e não vê a passagem para futuro"!
Assim, continuemos na estrada, superemos nossos obstáculos, e acreditemos nas palavras de conforto dos mais moços, dos quais, destaco como exemplo os de uma amiga sincera que
uma vez me perguntou "porquê temos dois ouvidos e uma só boca" ?? Esse fato,não é por acaso, tem uma razão de ser!
Assim, na esperança de dias melhores e, para não tornar a crônica um tanto trágica, conclúo que, muito embora as vicissitudes da vida, certos fatores são preponderantes para tardar o envelhecimento, tais como enfrentar a vida com humor, preservar os sonhos, ter sempre objetivos, inclusive no tocante ao amor, mesmo porquê não deixamos de amar quando ficamos velhos, mas, ficamos velhos quando deixamos de amar!!!!
HAMILCAR - (Um desabafo!!) - 10/01/2011.
Seu texto me remete ao fato de que ninguem e jovem ou velho demais para amar e ser amado, para viver e deixar o outro viver. a preocupação com o tempo é que nos faz envelhecer. O tempo não é nosso. Estamos numa verdadeira viagem intrínseca e extrínseca, onde, devemos aproveitar cada momento.
ResponderExcluirVocês já disseram tudo, tenho pouco a acrescentar. Diria apenas que, na minha opinião, o irônico da vida é que sempre sabemos o que é "certo" ou "errado", o que nos falta é a atitude corajosa para sair do conforto e agir - nesse caso, escolhendo fazer o "certo". E o que é "certo"? É aquilo que é bom para nós, para a nossa saúde, para o nosso bem-estar. TODOS sabemos que precisamos de alimentação saudável, de alimentos nutritivos, de exercícios regulares, de 8 horas de sono por NOITE (ou seja, dormir cedo e acordar cedo), sabemos que precisamos manter nosso cérebro ativo e continuamente estimulado e para isso precisamos, além de outras coisas, de ter sonhos... Só que a gente se acomoda e prefere uma vida mais fácil. É mais comodo ficar horas à frente da TV do que procurar outra atividade, do que procurar o que fazer com os filhos... enfim, estou me estendendo demais! Desculpem, também aproveitei o momento para um desabafo!!! rsrsrs O que queria mesmo dizer, só para concluir, é que não há colheita sem semeadura e que nunca é tarde para mudanças, para começar a viver melhor e aproveitar o que se tem (que não é pouco!). Chega de desperdiçar tempo! Vamos sorrir e amar mais!!! beijos!
ResponderExcluirEste é um comentário do meu sobrinho Claudio Gallina que o enviou por e.mail.
ResponderExcluir'Intrigante esse seu texto.Mais intrigante são nossas diferenças de idade e nossas mesmas preocupações com a vida(ou como que resta dela em nossas mãos).Este ano foi relativamente atípico para mim em termos de saúde.Tive alguns problemas estranhos.Em duas situações adversas foi mais difícil diagnosticar - o que me preocupou(já sou meio hipocondríaco..essa família!!) Sei lá, acho que no final, quem decide tudo é o Paizão lá em cima.Se Ele quiser nós vamos embora agora(com sofrimento,sem sofrimento,rápido,demorado...Ele define tudo mesmo).E na verdade Ele tem motivos que nunca vamos conhecer - precisamos ter humildade e aceitar nossas limitações(é como ensinar física quântica para um peixe, o peixe NUNCA vai entender...).
Mas imagino que foi por isso que passei a viver um pouco mais o dia a dia.Não necessariamente(ou apenas) "aproveitando a vida" no sentido de ficar mais com os filhos, com a minha esposa, passear mais, tomar mais sorvete, mais vinho(oba!),etc. Mas por exemplo, comecei a me dedicar de uma forma diferente ao meu próprio trabalho.Acho que cansei de seguir a cartilha, quis virar um pouco a mesa e passei a ser mais sincero comigo mesmo este ano ao invés de apenas"seguir o roteiro".Claro ,virar a mesa não de uma forma agressiva, desvairada e insana,mas com os pés no chão.
Durante os últimos 6 meses passei a questionar se realmente eu estava fazendo o meu melhor, se realmente não tinha nada a mais que eu pudesse fazer de diferente.E acho que encontrei meus dois objetivos principais(por me questionar depois desses problemas): 1)contribuir para que meu trabalho seja executado da melhor forma possível e 2)contribuir para o melhor aprendizado do próximo.Então passei a definir objetivos mais claros para minha pessoa baseados nesses targets. Porque acho que a vida deve ser isso.Aprender a aprender, aprender a ensinar e finalmente, ensinar e ver os resultados. Na minha opinião, não existe felicidade maior do que ver alguém se dar bem(seja um filho,
um funcionário ou um amigo)porque seguiu teus ensinamentos, por que te ouviu.Veja não estou falando só do meu trabalho - se um músico, por exemplo, faz seu trabalho bem feito, alguem terá prazer em ouví-lo e esse músico se realizará por isso. Então acho que agora sim ele pode tomar seu sorvete no parque de manhã com sol.Aliás, talvez o sorvete tenha outro gosto...Eu espero que eu consiga mudar um pouco o foco da minha vida seguindo essa lógica meio maluca"
Escreveu Cláudio Gallina. 12/01/2011.
O comentário abaixo é de IVONE TIFALDI,feito por
ResponderExcluire.mail de 12/01/2011
Oi sr Hamilcar, li a mensgem, desculpe não responder antes, estou meio nervosa com um probleminha por causa da chuva e não tenho tido muito cabeça nem de fazer o cadastro no google, por isso fica mais fácil responder por email.
Sabe que penso muito em tudo que está escrito, nem gosto muito de questionar Deus pois sou católica mas vendo tanta coisa triste fico um pouco desacreditada e procuro ler tudo que acho pela frente pra ver se consigo entender porque todas as pessoas não podem viver em completa felicidade. Talvez felicidade seja coisa só da nossa cabeça e é diferente pr para cada individuo , tambem as vezes penso que quando somos jovens, a nossa vida, com o nosso trabalho , serve pra ajudar os outros e conforme os anos vão passando, nos vamos precisando de outras pessoas para nos ajudar a viver um pouco melhor, seja filho, médico, amigos, esposo ou esposa, sei lá foi isso que respondi outro dia para meu pai.
Ele estava chateado pois disse que antigamento fazia vários serviços de manutençao da casa e agora não pode mais, eu disse: deve ser pra voce poder pagar pra aloguém fazer e assim ajudar o outro a ter uma renda maior, então talvez seja um ciclo , e o fato de tudo isso acontecer parece ser o mistério da vida.
Sobre o caminhar que diz nos seu texto, me permita dizer uma coisa, meus pais fazem uma fisioterapia já a 1 ano, não sararam mas melhoraram , só que eles tem muito mais idade, então fica mais dificil pois o fortalecimento da musculatura é mais lento, mas na sua idade , que é bem mais novo, acho que ajudaria, já conversou com seu médico sobre isso?
A fisioterapeuta que vai em casa, eu a conheço desde criança, é de extrema confiaça, se seu médico autorizar posso falar com ela, quem sabe a opinião dela pudesse ajudá-lo, ela atende também em consultório e me diz que cuida de pessoas com casos bem graves e tem tido resultados positivos . Me desculpe entrar nesse asssunto só estou tentando ajudar, é pra isso também que servem os amigos.
até mais, um abraço.IVONE TIFALDI
Muito interessante o artigo! Gostei!
ResponderExcluir