sábado, 21 de dezembro de 2013

AOS MEUS AMIGOS.




Que a luz do Natal ilumine e abençoe os nossos lares, revigorando a magia desta data!
Que o amor inunde os nossos corações e que a união virtual seja perene e represente um laço envolvendo cada um de nós!
Que entre os abraços apertados, sintamos as energias emanadas do Senhor, através da estrela guia na tradição do Natal.
Que durante a celebração e participação da Ceia de Natal lembremos que, o que importa é a vida em família e que para isso se concretizar é necessário ter fé e os pés no chão!
Que sorrisos e beijos se multipliquem numa progressão geométrica entre nós virtuais, para que possamos aclamar a amizade e o amor ao próximo!
Que na noite Santa, onde a luz divina se tornará mais forte, possamos reunir nossos pensamentos num só, trazendo bons presságios para o próximo ano de 2014 e realizemos de forma simples os nossas desejos, nunca esquecendo que Jesus nasceu num leito de feno dentro de uma manjedoura, para provar a sua humildade a todos os mortais.
Que neste final de ano, possamos somar todas as alegrias e dividir todo o entusiasmo com nossas famílias e amigos.
Enfim, meu  desejo de Boas Festas a todos, confessando que, me sinto privilegiado por contar com as suas amizades,  o apoio recebido, os comentários sempre gentis sobre as minhas postagens. É com grande prazer que iniciarei o Ano Novo irmanado a todos vocês pela tecnologia virtual.
Abraços sinceros.

HAMILCAR MARQUES  - 21/12/2013.

sábado, 30 de novembro de 2013

A TRANÇA E O TINTEIRO





Eu devia ter na época, meus nove anos de idade e era levado da breca! Estava cursando o Grupo Escolar, próximo a minha residência!
A classe era mista, e eu me sentava atrás de uma menina loirinha que usava uma trança na altura da cintura. Como era costume, todos os alunos vestiam uniformes. O uniforme dos meninos era um composto de blusa branca e calça curta azul-marinho e o das meninas blusas brancas e saias azul-marinho.
A menina que sentava na minha frente, era muito dengosa, e ao sentar-se jogava a trança para trás. Não bastasse isso, ela ficava o tempo todo da aula balançando a cabeça e a trança, na maioria das vezes, resvalava meu rosto, ou  ficava em cima do caderno onde eu fazia as minhas anotações.
As carteiras escolares antigamente tinham um lugar na parte de cima onde o aluno podia colocar o lápis e a caneta e, além disso, outro lugar embutido na carteira, que tinha um tinteiro de vidro com tinta azul escura para usar caneta de pena, principalmente nas aulas de desenho!
Como a trança da menina me atrapalhava muito e eu já havia pedido a ela diversas vezes que não atirasse a trança para trás, comecei a pensar uma maneira de solucionar o problema sem apelar para os professores.

Certo dia, eu não estava nos meus melhores momentos! Havia discutido com a minha mãe, e estava bastante irritado.
Ao chegar à sala de aula e sentar na minha carteira, a garota imediatamente jogou sua trança para trás atingindo meus lápis, apontados com esmero, que caíram no chão quebrando suas pontas. Muito embora chateado com o acontecido, abaixei, recolhendo os dois lápis. A coleguinha do meu lado, compadecida do acontecido, gentilmente me emprestou um lápis apontado para que eu pudesse fazer as minhas anotações durante a aula.
Passados alguns minutos,  a menina balançou novamente a trança numa atitude provocativa.  Quase que o meu lápis emprestado foi para o chão!  Dai, transtornado com o acontecido, e num gesto impensado peguei a ponta da trança da garota e enfiei no tinteiro, o que por alguns minutos resolveu o meu problema.
Entretanto, para meu desapontamento e desespero, a garota balançou novamente a cabeça e a trança saiu  para fora do tinteiro, agora encharcada de tinta azul, manchando não só a minha carteira toda, mas também as  minhas anotações e pasmem, a blusa da minha doce coleguinha.
A menina demorou um pouco para perceber o problema! Mas, ao sentir a sua blusa úmida nas costas, puxou a trança para ver o que havia ocorrido e para sua surpresa manchou também toda a frente da blusa. Vendo essa cena patética, eu  fiquei completamente estarrecido, sem ação, com medo das consequências que essa traquinagem poderia me causar.
A garota, vendo a sua blusa toda manchada, começou a chorar e a gritar desesperadamente! Eu não sabia o que fazer. Senti até vontade de sair pela janela, não estivesse à sala de aula no segundo andar do prédio. Agora eu não via mais alternativa e o desespero havia tomado conta de mim.

Vindo rapidamente ao encontro da garota, a professora procurava a todo o custo acalmá-la, perguntando o que havia ocorrido!  Mas, ninguém, nem a própria garota que estava ensopada de tinta sabia ao certo o que havia acontecido. Eu estava completamente mudo!  Foi nessa hora que a menina ao meu lado (a mesma que me havia emprestado o lápis), desatou a chorar e contou para a professora o que tinha ocorrido com detalhes!
A partir desse momento, já com o problema praticamente esclarecido, a professora nos conduziu à Diretoria do Grupo Escolar, como era norma na época.
O Diretor, um homem considerado muito enérgico, demorou aproximadamente vinte minutos para nos chamar e posso assegurar que foram os minutos mais longos da minha vida! Entramos na Sala da Diretoria e ficamos frente a frente com o Diretor que nos pediu para sentar! Pausadamente,  ele quis ouvir primeiro  a professora! Essa esclareceu o fato com detalhes, mas de uma forma simpática e humana defendeu-nos dizendo que apesar do ocorrido, ela tinha uma estima por nós três, pois éramos considerados bons alunos, disciplinados e com boas notas.
Muito embora a defesa da professora, o Diretor chamou a sua secretária, pedindo que redigisse uma advertência por escrito ao culpado pela ocorrência, no caso eu! Fez algumas observações rápidas sobre o fato, dispensando a professora juntamente com a menina que tinha sido vitimada e com a outra garota que presenciara o fato.
Quando percebi que eu não havia sido dispensado, logo pensei: sobrou pra mim!
O Diretor, durante alguns segundos, já com a advertência em mãos, olhou-me com um olhar crítico e disse: leve esta carta para que seu pai leia e assine juntamente com a sua mãe, e quero todos aqui amanhã cedo! Em seguida dispensou-me também, sem maiores alegações.
Apesar de ter ficado perplexo pela frieza com que o assunto foi conduzido, atendi ao pedido do Diretor e fui embora para casa! Ao chegar lá, minha mãe me recebeu com um beijo, mas quis saber a razão de eu ter voltado para casa antes do término das aulas. Amedrontado com as consequências do meu ato, contei a minha mãe o fato como tinha acontecido sem nada omitir e entreguei-lhe a carta enviada pelo Diretor. Como a carta estava endereçada ao meu pai, minha mãe achou por bem aguardá-lo, para que ele mesmo abrisse o envelope!
Aquela noite demorou a chegar, e o meu nervosismo aumentava a cada minuto! Lá pelas 19 horas, meu pai chegou! Antes de qualquer coisa, minha mãe colocou a mesa do jantar, chamou meu pai e sentaram-se à mesa! Eu e meus irmãos, já havíamos jantado às 18 horas como era de costume. Durante o jantar, minha mãe (eu escutando atrás da porta) relatou ao meu pai o acontecido, e em seguida entregou-lhe a carta do Diretor. Meu pai (em silêncio absoluto) leu  a carta duas vezes e a entregou à minha mãe. Depois disso, chamou-me em voz alta e pediu que eu me sentasse à mesa! Obedeci, prontamente!
Dirigindo-se a mim meu pai falou: Isso tudo que a mamãe contou é verdade? Eu imediatamente disse: sim!  Dai meu pai continuou: você não sente vergonha desse seu procedimento? Você já é um garoto grande e pensei que fosse suficientemente responsável para não agir dessa forma! No entanto vou lhe dar uma chance para se explicar, vamos lá!  Eu então retruquei: - mas papai, eu não tenho como dar  explicações, pois na realidade fiquei nervoso com a trança da menina e agi daquela forma como uma maneira de resolver o problema. No entanto, posso lhe assegurar que estou arrependido pelo acontecido, e não vejo como voltar atrás.
Meu pai, calmamente exclamou! - Olha filho eu vejo uma maneira cordial de remediar essa situação. Você precisará usar da sua humildade e deverá pedir desculpas à menina e aos pais dela. Tenho absoluta certeza que se você conseguir agir dessa forma, tudo voltará ao normal na escola e na sua vida.
Apesar de sentir-me envergonhado, acabei por aceitar o conselho do meu pai, e depois de um telefonema, fomos à casa da garota vitimada! Já eram quase 21 horas quando, na presença dos pais da menina, pedi desculpas e fui percebendo que  o relacionamento que estava abalado, voltou a se tornar cordial, pois meu pai ofereceu-se até para comprar uma nova blusa branca pra garota usar na escola.
No dia seguinte, eu, meu pai e minha mãe, seguimos para a escola logo cedo para cumprir o pedido do Diretor do Grupo. Lá chegando, meu pai com a advertência devidamente assinada entregou-a ao Diretor procurando demonstrar ao mesmo que aquele fato não mais se repetiria. Por outro lado contou-lhe também sobre o pedido de desculpas que eu havia feito à menina e a seus pais, o que foi motivo de elogio por parte dele.
Nessa mesma manhã, meu pai procurou também a professora de desenho, contou-lhe tudo o que havíamos feito para amenizar a situação, pedindo a ela que  me perdoasse pelo ato impensado.
Desta forma, graças a maneira cordial, amiga e racional, com que meu pai conduziu o problema, a minha situação na escola permaneceu normal sem inimizades e nem constrangimentos. No meu modo de pensar foi  uma  atitude exemplar, de um pai verdadeiro e sensato!

HAMILCAR MARQUES – 30/11/2013.







sábado, 9 de novembro de 2013

AS REDES SOCIAIS E A TERCEIRA IDADE.



Hoje as coisas estão mudando para todos, inclusive para a denominada Terceira Idade, onde me incluo! Uma verdadeira revolução virtual!

CURTIR, COMENTAR, COMPARTILHAR, são  as palavras da moda!
Todos conectados à internet nas redes sociais.  Lá tudo se sabe, os amigos se cumprimentam, se despedem, se solidarizam. É uma verdadeira festa virtual como jamais vista.

A vida mudou para todos! Jovens, maduros e idosos se apoiam frente a um monitor na ânsia de fazer novos amigos, que embora virtuais, passam a fazer parte integrante deste novo  mundo que continua agitado e repleto de fantasias.

Nosso dia a dia, repentinamente, se modificou. Todo o mundo está conectado na frente da telinha, seja ela do monitor ou do telefone celular, conversando animadamente com objetivos, os mais diversos.

As postagens se multiplicam numa progressão geométrica, lições de moral, auto ajuda, dicas para  escrever o português corretamente, textos simples, outros rebuscados, poesias, textos bíblicos e de célebres escritores são divulgados e promovidos com sabor virtual.

Receitas de bolos, comidas em geral e outros quitutes deliciosos com fotos que deixam a gente com água na boca, surgem na telinha aguçando a nossa vontade e maravilhando os nossos olhos.

Onde está o papai, a mamãe, os filhinhos, a vovó, o vovô e até os bisavós, todos no computador, se entretendo, se comunicando, interagindo, jogando, trocando ideias, discutindo política, economia, temas de novelas, livros, assuntos outros que acabam surgindo do nada e encantam quem  assiste. Estimulam o ego e trazem  também um bocado de cultura por que não!

A população de idosos cresce consideravelmente, e essa realidade não está sendo encarada com seriedade pelos governantes. Uma boa qualidade de vida às pessoas  da terceira idade não só trará benefícios aos idosos, como também ao governo que , em tese, aplicará menos em gastos com a saúde pública.

Além disso, é após a aposentadoria, ou quando completa 60 anos que o idoso passa a necessitar de um conforto espiritual e uma melhor qualidade de vida para evitar a depressão, e outras doenças que assolam a população nessa idade.
É dessa forma que as redes sociais vem  auxiliando, no meu entender, essa interação entre as pessoas nessas condições de vida.  É, pois nessa fase da vida que mais necessitamos de companhia, de amigos, de referências, de objetivos, de prestígio, de motivação e respeito.
E é nas redes sociais que esses idosos conseguem se colocar num mundo diferente que vibra com ele, comenta postagens, curte , compartilha, promove seus ideais!

Sabemos, por exemplo, que a velhice não obrigatoriamente significa a perda do “STATUS QUO”! Mas, nas redes sociais o idoso tem potencial para interagir, considerando-se, principalmente sua experiência de vida. Desta maneira, sente-se  realizado  quando atua e se integra socialmente o que trará enormes benefícios a ele e aos seus familiares que cada vez terão menor  ônus com tratamentos de doenças degenerativas como o ALZHEIMER , a DOENÇA DE PARKINSON e a DEPRESSÃO.

Tenho lido que já existem estudos no sentido de que é notório o envelhecimento com saúde e vigor, quando se tem um contato social constante. Nessa interação social, o idoso pode demonstrar seus dotes artísticos, tais como culinária, artesanato, pintura, desenhos, escultura, literatura e uma infindável coleção de artes.  E, tudo isso é motivação, é relação social com amigos e colegas ou ex-colegas de trabalho, com familiares, o que traz imensa satisfação e bem–estar ao idoso.

Não sei ao certo, mas se o objetivo das redes sociais, por  princípio, foi propiciar aos seus integrantes um apoio e a manifestação de habilidades, estou certo que elas atingiram as suas metas. Só espero, sinceramente, que esses objetivos sejam, daqui para frente, aperfeiçoados cada vez mais, a fim de trazer para sempre os benefícios que o povo merece!


HAMILCAR MARQUES – 10/11/2013.

domingo, 22 de setembro de 2013

PRIMAVERA PEDINDO PASSAGEM!




Hoje entra a primavera, a primavera austral do hemisfério sul, mas eu sei que ela esta de passagem como tem ocorrido em tantos outros passados anos. Eu também não tenho dúvidas de que estou de passagem pela vida como ocorre com as estações.
Às vezes temos saudades das estações pelo que vivenciamos nelas. A gente acaba por encontrar alguém especial que tocou nosso coração, ou especial por qualquer outra razão, não importa! Em outra, você vê algo que de pronto lhe encanta, uma rosa, um simples objeto, uma folha caída, um animal, ou seja, qualquer coisa muitas vezes sem expressão para outros, mas que pra você teve um significado tão grande.
No entanto, a primavera é a radiante época das flores, muitas flores desabrochando refazendo a natureza que é  matizada dos tons mais lindos e inebriantes. Dias quentes e mais longos, noites curtas de clima ameno onde você sente o perfume das flores.
É a primavera em todo o seu esplendor pedindo passagem, dando uma ideia do renascimento da natureza, da verdade, e da pureza da vida vegetal.
É a estação das rosas, das orquídeas, dos lírios dos crisântemos, das margaridas, e de outras tantas flores lindas, incalculáveis espécies que a natureza nos traz.
É por isso que adoro a primavera, pois sinto um grande bem estar no corpo e no espírito, e aproveito esse período para respirar meus ares e sentir a felicidade e a doçura da brisa natural nos passeios matinais, das noites bem dormidas e dos sonhos acalentadores.
Outras estações virão na frente, os dias passarão rapidamente, e chegarão novamente os verões das chuvas e excessivo calor, os outonos das folhas caídas e os invernos do frio intenso,  sem perfume, sem cores, pouco sol e talvez eu... sem uma vida para continuar passando as estações.
Mas, nada mudará estou certo disso, as estações continuarão passando, além de mim, sobre mim, e o verde das folhas continuará verde, pois a vida é uma só e ainda não inventaram um elixir para torná-la eterna.
Portanto, FELIZ PRIMAVERA meus amigos!
Hamilcar Marques – 22/09/2013.


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

POR QUE SE PREOCUPAR?




Essa é uma história resumida que desejo contar a vocês meus amigos, pois na realidade, é um questionamento que venho me fazendo há algum tempo e ainda não encontrei uma resposta plausível!
Por exemplo, os filhos! Quando pequenos dedicamos-lhes toda a atenção! Depois os anos passam, preocupamo-nos com sua infância, sua educação, suas doenças, seus desejos às vezes até estapafúrdios, noites sem dormir embalando as criaturas! Dai vem à adolescência, seus amores, suas manias, suas intransigências, seus maus humores, suas dúvidas sobre o destino a seguir. Damos os nossos conselhos, que na maioria das vezes são ignorados. Os conselhos dos amigos, muitas vezes são mais importantes que os nossos. Nós os pais por mais que façamos, não conseguimos enxergar o que se passa na vida deles! Mas, eles alegam que ninguém quer saber de suas histórias, de seus desejos, de suas aspirações. Agora chegaram à idade adulta, não conseguem amar ninguém! Um não é o seu tipo, o outro só fala asneira, outro ainda é muito infantil! Que já derramaram todas as lágrimas possíveis e não conseguiram a metade da laranja ideal! Será que alguém teria interesse em saber algo de mim, dizem eles, de me namorar, de ser meu verdadeiro amigo? São as perguntas mais comuns! Tudo isso num período de mais ou menos 25 anos de vida. A partir dessa idade, na maioria já formada, se sentem inconformados de morar com os pais, é cafona, démodé, reprime a liberdade! Então batem as asas, vão morar sozinhos, e os pais? Por que razão alguém nessa situação iria querer saber de algo sobre como ficaram os pais? Ninguém pensa muito nessa hipótese: COMO FICARAM OS PAIS? Bem obrigado! Pra que as pessoas querem saber disso? Abelhudos hem?
Dai passam os anos e um dia surge com o namorado!  Um brilho nos olhos deles mostra que vão se casar, e assim será!
Mais tarde surgem os netos, adorados netos. Dedicamos toda a afeição aos queridos, pois eles adoram vovô e vovó! Nossa preocupação é maior, pois os avós são pais duas vezes!
Assimilamos suas angústias, fazemos suas vontades, realizamos seus sonhos, deseducamos, brigamos com os filhos em defesa deles, enfim fazemos tudo e mais alguma coisa para agradar e ouvir suas vozes barulhentas pela casa.
E os anos continuam passando! Os nossos filhos já começam a entender alguma coisa sobre o que nós pais nos preocupávamos no passado. Mas os netos, a todo vapor, crescendo, altivos e confiantes, com mais bagagem e tecnologia, sonham alto, seus desejos são mais sofisticados e seletivos! Os filhos agora pais preocupados! Mas os netos não querem nem saber disso!
Um dia, asas pra que te quero... Para voar! E assim o circulo vicioso da vida se processa de forma implacável!
E SOBRE A NOSSA HISTÓRIA DE AVÓS, MINHA HISTÓRIA! COMO FICAMOS?!
Será que deve morrer comigo, sem que ninguém saiba disso?
Essa não meus amigos, minha história meus descendentes vão ter que engolir!
Depois de todos esses anos passando problemas, realizando sonhos, me preocupando com todos, é lícito, notório e de direito que eu venha a público mostrar esse texto que escrevi como uma maneira de aliviar o meu espírito e relaxar o meu corpo, deixando uma pergunta no ar: - SERÁ QUE  FILHOS E NETOS  SE PREOCUPAM CONOSCO COMO NOS PREOCUPAMOS COM ELES?

Hamilcar Marques – 30/08/2013.







domingo, 4 de agosto de 2013

O PRAZER E A FRUSTRAÇÃO.




São palavras antônimas, isto é, uma é o oposto da outra!
Na vida prática e cotidiana, muitas vezes enfrentamos situações que ora nos levam ao prazer e outras vezes a frustração!
Há algum tempo atrás  pintando um quadro, e não sendo um expert nessa arte, fiquei frustrado algumas vezes, pois a princípio não conseguia externar  com exatidão a figura de um copo de cristal onde eu havia colocado água e  um pincel para produzir um efeito! A Frustração ocorreu quando, apesar dos pesares, esse objetivo, não foi alcançado conforme eu desejava!
Não esmoreci com os primeiros fracassos, e de tentativa em tentativa, consegui dar o efeito desejado, naturalmente dentro da minha humilde concepção de um inexperiente na pintura. No entanto, o prazer ocorreu  quando me empenhei nesse objetivo e o alcancei, independentemente dos obstáculos encontrados pela frente!
Parece simples a ocorrência desses fatos, mas na realidade acontecem todos os dias num mundo conturbado como o que vivemos, onde os meios nem sempre justificam os fins.
Prestando atenção às pessoas que nos cercam, acompanhamos esse vai e vem de prazeres e frustrações acontecerem debaixo dos nossos olhos, sem na maioria das vezes termos chance de auxiliar as pessoas relacionadas a esses sentimentos!
Acho sinceramente que poucos fazem as coisas com paixão.  Caso o fizessem, as possibilidades de sucesso seriam maiores. Há sempre um fator psicológico naquilo que abraçamos por fazer e, além disso, há sempre o fator pressa, que como diz o ditado é inimigo da perfeição!  
A hipótese de ficarmos nos protegendo das frustrações, no meu entender  não funciona! Se der errado, paciência, levantamos a cabeça e partimos para o plano “B”! Precisamos ser firmes e constantes, acreditando no sucesso de um empreendimento.
Dizem que aqueles  que aceitam as frustrações e se conformam, são fracos e covardes !Eu, sinceramente, não penso assim!
Às vezes os fracassos acontecem como um sinal para corrigirmos os erros que estamos cometendo. Nesse caso, criar expectativas saudáveis após esses fracassos penso que é uma virtude e não um defeito, pois ajuda na recuperação do ego ferido.
Para ser protagonista do filme da vida é preciso reduzir as preocupações, ter uma boa autoestima e enfrentar as decepções com ideias novas e pensamentos positivos.
Charles Chaplin dizia: “A vida é maravilhosa se não se tem medo dela”. Assim, ser feliz deve ser o nosso lema, muito embora surjam as frustrações!
Nas incansáveis tentativas após as frustrações, ganhamos experiência de ter tentado mais uma vez fazer algo de forma exemplar. Muito importante é tentar, falhar, mas tentar novamente! Isso é melhor  do que se aborrecer e ver a velhice chegar levando o bom da nossa mocidade.
Procurar sempre a perfeição absoluta nos nossos desafios, nem sempre é o melhor remédio,  pois pensando bem a vida é curta, e o tempo passa de forma implacável.
Quem tem tempo precisa aproveitá-lo de forma conveniente e eficaz para ser feliz de maneira realista, sem devaneios. Se não estamos totalmente de acordo com os nossos anseios, mas por experiência da própria vida percebemos que podemos atingir as nossas metas, mãos a obra, esse deve ser o caminho que nos conduzirá ao sucesso sem exigir esforços desumanos e muitas vezes impraticáveis.
HAMILCAR MARQUES – 04/08/2013.



terça-feira, 16 de julho de 2013

UM DEPOIMENTO EMOCIONANTE DE MINHAS NETAS, LIDO QUANDO COMEMORÁVAMOS AS BODAS DE OURO.




Depoimento da Laura
O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem. 50 anos depois, vocês são a prova viva dessa frase. Demorei muito para pensar no que ia dizer nesse dia, porque apesar de saber a importância desse aniversário, não conseguia achar as palavras certas.  Depois de um tempo, me convenci de que nunca as encontraria, e entendi que por mais que eu fale por horas, nunca conseguiria expressar o tamanho da admiração e do amor que eu sinto.
Depoimento da Luiza
Desde pequena acompanhei essa história de amor, que não é, nem de longe, parecida com qualquer um dos contos de fadas. A verdade é que hoje, depois de quase 20 anos vendo essa história ser construída, percebi que ela não tem príncipe nem princesa, não foi vivida em um castelo, nunca teve um cavalo branco e teve que superar não uma, mas diversas bruxas más. Mas teve um rei, uma rainha, e diversos súditos que vão passar mais  50 anos admirando a melhor história de amor que já existiu.
Mais do que nunca, desejo que vocês continuem cultivando esse amor, continuem sendo companheiros e amigos um do outro, com muita alegria e saúde.
Sou completamente louca por vocês, e é tanto, tanto, tanto amor, que só vocês conseguem entender!
Escrito por: LAURA E LUIZA

DATA: 13/07/2013. 

sábado, 13 de julho de 2013

BODAS DE OURO






Hoje, completamos 50 anos de casados, comemoração de um período tão longo passados juntos por força do amor, da amizade e da perseverança. Esta data é para mim a purificação do enlace e por isso torna-se mais valiosa, resplandecente como somente o ouro pode representar.
O ouro significa nobreza valorizando os 50 anos de união solidificada numa história de vida e na constituição de uma família! É esse metal com seu brilho, valor e maleabilidade que traduz toda a beleza do matrimônio nesse meio século de convivência.
Cinquenta anos de casamento, repletos de felicidade, de cumplicidade, parceria e companheirismo na alegria e na tristeza, e além disso, respeito amor e amizade que se constituíram na tônica desta união.
Os protagonistas deste matrimônio eu e você Ana Maria, com a ajuda de Deus, vencemos o tempo e constituímos essa família que sempre nos orgulhou e quiçá possa inspirar nossas netas, lindas e abençoadas por Deus.
Tenho sempre presente nas minhas recordações as alegrias, mas jamais me esquecerei das lutas que travamos nesse longo caminho, colhendo as pedras para construir o nosso castelo de sonhos.
Houve momentos de lágrimas, não posso negar, mas apesar disso, crescemos o suficiente para que pudéssemos nos manter unidos até hoje.
Agradecemos a Deus por todos os momentos bons, e os difíceis também que serviram de lição de vida. Esperamos pois que possamos continuar nesse caminho até que a justiça divina resolva nos separar.
Abraços e beijos a todos aqueles parentes e amigos que de uma forma ou de outra vem fazendo parte desta nossa caminhada.
HAMILCAR  MARQUES  - 13/07/2013.



segunda-feira, 24 de junho de 2013

UM LAMPEJO DE ESPERANÇA.








Lendo e relendo os jornais desta última semana, lembrei-me de uma frase de minha autoria que diz : HÁ DIAS QUE GOSTARÍAMOS DE GRITAR AS NOSSAS DORES, MAS SORRIMOS PARA FAZER DE CONTA QUE TUDO ANDA BEM, ACREDITANDO QUE TUDO MUDARÁ AMANHÃ!
Triste ironia! Hoje, vendo a insatisfação do povo ante o grito preso na garganta e que agora, com a mobilização e os protestos foi esse grito colocado para fora, sinto como cidadão brasileiro que não há como suportar por tanto tempo essa indignação, pois a água chegou ao pescoço, e mais um pouco nos afogamos em águas profundas.
Todo ser humano tem o seu limite, é muita coisa junta preocupando  essa massa de seres humanos brasileiros. É a violência sem limites que sofremos nas ruas, a lentidão da justiça para punir casos graves, a corrupção ocorrendo a todo momento e em todos os segmentos da sociedade, o comodismo dos políticos que deveriam defender os nossos direitos.
A população não aguenta mais essa pressão, essa indignidade. Trabalhamos com medo, vivemos com medo, nosso transporte público é caro e ineficiente, pagamos altos impostos que absorvem grande fatia do nosso salário e nada se tem de retorno além do usual.
A saúde pública é um caos, de se lamentar mesmo, o povo tratado nos hospitais e centros de saúde sem nenhum respeito.
O povo pobre não pode viver de esmola, desses planos que são somente paliativos, tem que haver uma mudança, algo consistente e estrutural, nas escolas, na saúde, na educação como um todo, um basta à impunidade um ajuste na economia, pois já começamos a sentir a inflação nas compras feitas nos supermercados. Não há como ficar calado sufocando o grito na garganta, deitado em berço esplêndido, vendo tudo isso ocorrer na nossa frente sem uma reação.
Não culpo somente os governantes deste país,  nem os políticos, pois temos que fazer algo também de bom, e deixar o comodismo de lado. Porém, tudo isso dentro da Lei e da Ordem, da Democracia, dos direitos inalienáveis de nós cidadãos e da nossa Carta Magna a Constituição.
Sou frontalmente contra a violência, o vandalismo. Sou adepto ferrenho do entendimento entre as pessoas, da paz, do amor e respeito ao próximo  também.
No meu entender, como um cidadão da 3ª idade, com 74 anos, essas mudanças que estão ocorrendo fazem parte de um ciclo benéfico de nossa existência, e com certeza terão a atenção  toda especial de nossos governantes e políticos, pois para mim todos esses fatos são sinais de que o nosso Pais está muito doente, e necessita urgentemente um remédio eficiente e eficaz, para que tudo possa ser diferente doravante para nós, para nossos filhos e netos.
Que Deus na sua infinita misericórdia nos proteja!

HAMILCAR MARQUES – 24/06/2013.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

RÉQUIEM PARA UM JOVEM QUE SE FOI.







Hoje senti dó da minha neta mais velha Luiza!
Vinte anos incompletos enfrentando a perda de um jovem amigo num acidente. Prova dolorosa e sem consolo.
Como é que uma jovem enfrenta um fato tão relevante sem se emocionar compulsivamente?
Percebi ao conversar com ela que a sua dor estava estampada em sua face jovem. Ela parecia sentir que todas as portas haviam se fechado e por trás delas ficara a esperança e o milagre da vida.
Com seu rosto abatido, demonstrava um medo em se preparar para viver sem a presença física do amigo e companheiro. Sabemos que a morte é uma condição natural na vida das pessoas, mas como para cada coração há uma dor, não é um acontecimento tão simples assim.
Eu sei bem o que isso significa, pois quando era jovem também vivi mais de uma vez esses dramas e sei que absorver esses fatos é uma tarefa complicada. Quando somos jovens é difícil conviver com a morte, pois falta-nos coragem, vivência e segurança para seguir em frente.
É complicado, principalmente hoje em dia quando a tecnologia nos mostra a todo instante, fotos e vídeos de nossos entes queridos. É impossível de se conter as lágrimas e suportar o silêncio de uma voz que se calou para sempre.
Para o jovem, que tem como lema diário a alegria do encontro, essas emoções não são saudáveis, trazem até uma revolta, perda de fé, uma saudade imensa, vontade de renegar a tudo o que está em sua volta, pois ficam assim as lembranças, os sorrisos. É uma dor que cada qual sente de uma forma própria, e não há como partilhar.
A ideia do recomeçar desaparece dos nossos sonhos e a tristeza toma conta do nosso ser que se abate, e aos poucos vai perdendo a esperança para poder enfrentar o amanhã!
Quando somos mais velhos, obviamente mais experientes e curtidos pelas vicissitudes  passadas, é mais fácil encarar a morte.  Sabemos que quando o coração ama jamais esquece! No entanto para o jovem a perda ainda é um enigma, um duro golpe do destino! Assim esse jovem se revolta com Deus, com a sua religião, pois sofre uma dor íntima, pungente, profunda, e num redemoinho louco, se revolta contra tudo e contra todos.
Nessa hora, tão problemática, o conselho que pude dar à minha neta foi o de encarar a realidade, pois a morte faz parte da vida, procurando conscientizá-la de que nada neste mundo é eterno  apenas... parafraseando Vinícius, é eterno enquanto dura!
 Esse é o destino de cada um, que já está escrito nas estrelas desde o nascimento!
HAMILCAR MARQUES – 21/06/2013.


sábado, 15 de junho de 2013

O PODER DAS PALAVRAS NA REALIDADE DA VIDA!





Inicio esta postagem com um pensamento de MAHATMA GANDHI: “Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos tornam-se suas próprias palavras”.
E essa é a realidade nua e crua em que vivemos!
A cada dia que passa e com a idade, a tendência é a de se amadurecer cada vez mais.
No entanto passamos a reconhecer que o nosso pensamento é o senhor da razão, é a força que tudo dirige. Às vezes antes de dormir, costume que adquiri há pouco tempo, faço uma pequena meditação sobre os acontecimentos daquele dia. Uma retrospectiva dos acontecimentos desde a hora que acordei pela manhã.
Feito isso procuro conscientizar essa postura mental e verificar o que foi produtivo e o que deixou de ser produtivo, na minha concepção de ver as coisas. Isto na realidade exige um pouco de treinamento mental, mas ajuda significativamente a memória a trabalhar para lembrar os fatos ocorridos naquele dia. Mas, para facilitar as lembranças, divido o dia em três fases distintas, manhã, tarde e noite. Assim, posso afirmar categoricamente que pra minha própria surpresa, lembro claramente de tudo que passou nessa jornada.
Depois, seleciono somente os pensamentos e lembranças que considero boas, positivas e animadoras e... pronto, realizei o MEU DIÁRIO DE UM DIA com sucesso.
Hoje como vivemos num mundo bastante conturbado, cheio de surpresas e decepções, violência, ingratidão, carência de amor ao próprio, somos obrigados a assimilar durante o dia um conjunto enorme de informes, e nosso dever é peneirar tudo isso, aproveitando apenas as coisas boas que nos tragam felicidade e harmonia.
Agora vejamos,  meditar aproximadamente 20 minutos antes de dormir é importante para que possamos realizar esse balanço dos nossos atos e fatos ocorridos.
Depois, com a mente mais leve e com bons pensamentos, peço ajuda a Deus pelo tanto que ele tem feito por mim e pela minha família, e humildemente peço que Ele continue me dando forças e estímulos para viver corajosamente neste mundo,  com uma boa qualidade de vida. Não creio que isso seja pedir muito!
Penso que nossas atitudes selam o nosso destino e são elas que determinam o valor moral de cada cidadão. É por isso que pensamentos geram palavras e palavras geram atitudes. Desta forma, simples assim, procuro esquecer e afastar os obstáculos que assolam a minha mente pois minha vida é vivida somente por mim e ninguém mais!
HAMILCAR MARQUES – 15/06/2013.



sexta-feira, 3 de maio de 2013

A FACE DA INGRATIDÃO.













Um dos piores males da humanidade. Às vezes até causa sequelas nas pessoas atingidas. Consiste em esquecer ou não saber reconhecer os benefícios recebidos durante certo período da vida.
É um mal sem perdão, sinônimo da soberba um dos trágicos sentimentos que afligem a humanidade.
Quando esse mal ocorre entre amigos ou na família, torna-se um péssimo sentimento uma ausência total de ternura, uma insensibilidade total.
Há pessoas que sentem gratidão, esse sentimento nobre pelos que o ajudaram, que reconhecem a bondade, isso é bem visto por Deus.
Receber um favor não é submissão ou um ato de inferioridade.
Os ingratos quase sempre se acham acima do bem e do mal, pois se consideram dignos de todo o reconhecimento e compreensão da sociedade.
Isto nada mais é do que egoísmo, carência de amor, falência do bem querer. O ingrato acha que sabe de tudo, não aceita conselhos ou melhor, finge aceitá-los mas não se submete pois tem em mente algo ardiloso, sonho nefasto engendrado por seus pensamentos.
Judas é o melhor exemplo de ingratidão. Depois de todas as benesses recebidas de Jesus, foi infiel e o traiu.
A ingratidão sempre aparece aos olhos do mundo, mais cedo ou mais tarde acontecerá.
O ato de ser ingrato é de pura rejeição. É por isso que causa tanta tristeza e mágoa em quem sofre o mal, pois se torna uma decepção, uma verdadeira desilusão!
HAMILCAR MARQUES – 04/05/2013. 




segunda-feira, 29 de abril de 2013

A IDADE E O APRENDIZADO





Hoje posso afirmar que, o dia que deixarmos de aprender algo, estaremos caminhando para o fim da vida. Todos os dias algo aprendemos, e compete a nós observarmos esses ensinamentos que a vida nos traz.
Antes da minha aposentadoria, eu tinha uma vida ativa, bastante dinâmica.
Procurava traçar metas e diretrizes para  concluir os meus projetos.
Logo que me aposentei minha vida passou a não ter objetivos definidos. Foi dessa forma que resolvi criar minhas próprias situações e fazer projetos, pois pessoas idosas tendem a deixar o comodismo tomar conta de tudo e a desculpa esfarrapada é a de que a atividade escolhida sempre será difícil e complicada para assimilar.
Tenho lido sobre esse assunto com muita atenção e refletido. Por experiência própria tenho certeza que o aprendizado origina a expansão cerebral também na melhor  idade.
Com o desenvolvimento da medicina, e a descoberta de  novas drogas para combater as doenças que surgem ao longo da vida, bem como novos instrumentos e aparelhos para diagnosticar as enfermidades do corpo, cresce a cada dia a população de pessoas idosas, em todo o mundo.
Assim, o tema envelhecimento passa a ser e ter um papel relevante e preocupante para as entidades voltadas para o conhecimento e reeducação das pessoas na terceira idade!
Após a aposentadoria, está provado que a inatividade é o que mais compromete a qualidade de vida. O importante é, que as pessoas ao se aposentarem procurem organizar seu tempo livre e tracem perspectivas para o futuro.
Vejam que muitas atividades ai estão para serem absorvidas por essa população de idosos. A música, a leitura, o artesanato, as artes marciais, os exercícios físicos dirigidos, os cursos rápidos, os cursos de informática para o usuário final, e muitos outros meios de entretenimento que ajudam as pessoas a terem uma vida saudável e lúcida.
Viver para sempre sabemos que é uma utopia, mas aqueles anos que Deus nos reserva na velhice é para que tenhamos possibilidades de viver melhor cada segundo, buscando alternativas ao nosso alcance, que por sinal são muitas.
Hoje tenho inúmeros amigos idosos, e jovens também porque não, que se preocupam desde cedo com uma boa qualidade de vida, almejando um futuro mais tranquilo sem muitas pedras pelo caminho.
Hoje tenho 73 anos caminhando a passos largos para os 74 anos, e espero sinceramente que meus amigos leitores me ajudem e colaborem  com seus comentários sobre esse tema atual, tão importante, polêmico e reflexivo.
HAMILCAR MARQUES – 29/04/2013.

terça-feira, 2 de abril de 2013

UMA FOTOGRAFIA DO MEU PASSADO











Hoje, vendo algumas fotos tiradas no passado, notei a minha transformação! Pele sem manchas ou rugas, olhos brilhantes sem vestígios da catarata, muita energia e vontade de viver, de conviver, de sentir o mundo na palma da mão.
Mas o tempo implacável somente ameniza as lembranças do passado e deixa marcas. Então, sentindo saudade do que passou, procuro um lenitivo nas boas recordações, fazendo uma retrospectiva otimista para erguer o meu estado de espírito e não pensar nas cicatrizes que o tempo deixou!
Já que deste mundo nada poderei levar algum dia, pelo menos a lembrança de um passado limpo deixarei  àquelas pessoas que ficarão.
As cicatrizes hoje estão curadas, mas sei que foram deixadas pelos espinhos das rosas que eu mesmo cultivei.
Ainda bem que tenho as palavras para exprimir os meus sentimentos, com a mente lúcida!
Esta é a realidade dura e crua, pois acabei de remexer nas minhas recordações, mas vivo o presente e mantenho firmes esperanças no futuro.
Hoje, apesar de a minha aparência ter mudado em decorrência da velhice, dos obstáculos que enfrentei e a duras penas consegui vencer, acredito ainda na minha capacidade de iluminar o meu caminho com luz própria, completar-me com toda a energia que me resta, sonhar e refletir sobre tudo que ainda almejo alcançar.
As boas lembranças,  guardo na minha caixinha de segredos e segredos não se revelam  pra ninguém! As outras lembranças, algumas que até hoje conservo em meu poder, são pedaços vivos do passado que às vezes até confundem as minhas ideias, mas pelo valor estimativo preciso conservá-las!
Já dizia Mario de Andrade – “O passado é uma lição para se meditar, não para se reproduzir”.
Hoje as coisas mudaram, os tempos são outros não adianta querermos imitar o passado copiando lições de outrora. Precisamos sim harmonizar o presente, o passado e o futuro com um novo enfoque. Cada ciclo tem a sua influência na nossa existência.O importante é não esquecermos o passado, pois necessitamos dele para saber e ter consciência de ter vivido e realizado muitas coisas.
Preocupar-se só com o presente também não é muito bom, pois esquecemo-nos de fazer projeções para o futuro, de viver um desafio e sentir felicidade por isso.
Às vezes com todo esse rebuliço de ideias parece que estou vivendo o ontem, e outras vezes o amanhã. Mas, tenho receio de não viver o hoje suficientemente, pois entre o passado de lembranças  e o futuro de desafios o hoje poderá ficar sem função. Que seja pois efêmero o hoje, e longos os anos que quiçá, viverei no futuro!
HAMILCAR MARQUES – 02/04/2013.

domingo, 3 de março de 2013

ÉPOCA DE BORRASCAS.





O nome BORRASCA,  pode parecer estranho e o seu significado está condicionado às circunstâncias do momento!

No entanto lembrei-me dessa palavra, outro dia, vendo a televisão noticiar as enchentes e chuvas torrenciais em São Paulo.
No passado, usava-se esse termo para evidenciar tempestades fortes e passageiras na estação do verão! Dai recordei Tom Jobim compondo  “Águas de Março”, a maravilhosa melodia e a lindeza da letra! “É a chuva chovendo, é conversa ribeira, das águas de março, é o fim da canseira”.
Na realidade tudo que escrevo hoje tem o objetivo de  obter inspiração, coisa que não tenho tido ultimamente principalmente para escrever!
Essa é uma das razões de ter escolhido este título para o texto. Época de borrascas, sugere a meu ver época de mudanças, época dos contrastes, momento de acontecimentos inesperados e preocupantes.
Não encontro palavras para expressar esse algo mais que sufoca minha mente.   Procuro um elo para o meu estado de ânimo, se é que posso chamar isso de ânimo!
Enquanto vou compartilhando com vocês, vou desopilando meu fígado das agruras da vida o que significa procurar amigos para afastar meu espírito dos problemas do cotidiano.
Preciso de alguns minutos de atenção para esta minha postagem, pois fatos inusitados estão ocorrendo, e estou falando com extrema lucidez.
Precisamos nos conscientizar dos sinais que todos os dias estamos  recebendo!
O Papa renunciou. Isso não é um fato normal! Pode representar um recado de Deus  à Igreja, um verdadeiro puxão de orelhas.
Uma boate pega fogo e morrem centenas de jovens, centenas ficam  feridos, sendo que alguns continuam em estado grave! Não seria um alerta para a juventude e para os pais?
Todos os dias temos fatos novos, pessoas condenadas  e julgadas pela justiça que continuam em liberdade! Cidades sendo ameaçadas pela força das armas dos bandidos que já não mais se inibem com a segurança pública!
Vidas ceifadas nos estádios de futebol por pessoas irresponsáveis e inconsequentes!
Um meteorito invade o nosso planeta, seus destroços atingem a RUSSIA com uma espetacular explosão ao entrar na atmosfera terrestre com um impacto equivalente a diversas bombas atómicas causando estragos materiais, e ferimentos em mais de um milhão de vítimas. Caso essa explosão tivesse ocorrido no solo, fatalmente parte considerável do território Russo estaria hoje devastado. É importante lembrar que explosões de magnitude menor, no passado, destruíram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, com efeitos colaterais da radiação que até hoje assustam o povo japonês.
A Europa naufragando economicamente! Enfim o mundo todo recebendo um alerta de perigo iminente!
Sinceramente estou precisando de mais um abraço apertado de todos vocês, quero me sentir enlaçado para que eu possa renovar a minha esperança no amanhã, acordar e escrever, escrever para me conformar que os acontecidos são a infeliz realidade do momento em que vivemos!
Tudo isso que acontece comigo e que dá margem a esta minha manifestação, é uma forma de exprimir meus pensamentos de forma involuntária, sem premeditação.
Assim fico meditando! Serão apenas borrascas nesta nossa vida passageira?
Serão sonhos dantescos?
Será,  que nossa trajetória nesta vida está parando num ”PIT STOP” para calibrarmos os nossos atos?
Todos nós temos a ver com esse nosso comportamento, pois  acho tudo muito louco, sem sentido, as pessoas não levam nada mais a sério, ninguém assume seus atos, o mundo está virando uma mixórdia, uma mistura desordenada de acontecimentos, não existem mais valores morais e a presença da morte  tornou-se um caso banal!
Sinto que estamos brincando com fogo e isto não é bom nem pra nós, nem para a humanidade como um todo! Deus nos ajude!
HAMILCAR MARQUES – 03/03/2013.







segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CARNAVAL EM SAMPA



Carnaval em Sampa
sempre me encanta
recordo meu tempo
como um alento
pra disfarçar um momento
do meu sentimento.

Carnaval em Sampa
no Clube Banespa
recordações do samba
saudade da Lapa
Os blocos na rua
o enredo é a lua.

Carnaval em Sampa
Assisto de casa
multidão se levanta
formando uma massa.

Carnaval em Sampa
Garoa miúda,enevoada
Saudade do povo
fazendo bravata.

Hamilcar Marques - 11/02/2013

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

AUSÊNCIAS E PRESENÇAS.





Ausência... Um pranto inacabado! É deixar o desejo de o presente transcender o passado.
É procurar no silêncio e na solidão tudo aquilo que deixamos para trás.
É sentir saudade dos gestos e encantos daquela presença que não mais é luz nem vida.
A presença é sempre bem-vinda quando surge gloriosa e imprevista! Quando é apenas anunciada ainda não é presença.
Dúvidas que temos e que nos preocupam,  que nos invadem a alma com pensamentos misteriosos necessitam da misericordiosa presença do Senhor.
É através da força e do poder da fé, que sentimos a presença cada vez mais forte do amor de Cristo.
É acordar à noite e não ver a outra face que antes era familiar.
É sentir um vazio infinito.  É relembrar os amigos do passado e sonhar com o que cada um tinha de melhor para oferecer.
Ausência é sentir e ouvir as melodias de outrora e reviver esses momentos com um significado de magia.
É sentir o cheiro da garoa caindo sobre a grama nas noites frias da minha juventude.
Presença é a luz da vida, ausência é a luz das trevas.
Temos medo de sentir ausência, quando sabemos que a presença será impossível.
O sádico busca na ausência o sofrimento. O sábio busca na ausência gotas de prazer.
Sentir falta  é diferente de sentir saudade. A saudade quando chega traz uma agonia imensa.
A falta entristece quem a sente e quer de volta quem jamais terá!
Saudade é o reclamo dos que perderam alguém, mas o pior de tudo é não ter alguém para sentir saudade.
Um grande vazio na alma da gente é um sentimento de saudade diferente de sentir ausência; é um sentimento de abandono.
HAMILCAR MARQUES – 08/02/2013.